Net Virtua Wireless, configurar roteador net virtua

Compartilhar conexão Net Virtua com outros dispositivos através de um roteador wireless é uma tarefa que gera bastante dor de cabeça aos usuários. O que muitos não sabem é que a configuração pode ser bastante simples. Mostraremos passo a passo como configurar um roteador para funcionar com Net Virtua.

 

 

O primeiro passo que você precisa fazer é descobrir o MAC Address do modem da net (endereço MAC). O endereço MAC é único e presente em todo e qualquer dispositivo cominterface de rede Ethernet ou Wireless, seja uma placa de rede comum, tv, notebook, celular, modem, roteador etc.

Motorola sb5100 Net Virtua 

Você pode pensar que encontar o MAC nos modens NET é tarefa simples, visto que o aparelhovem com uma etiqueta na parte de trás com o endereço escrito como mostra na imagem acima. Aí é que mora a dificuldade da maioria, o endereço MAC que vem na etiqueta não serve, pois não é o correto. Não sei se a NET  altera o MAC padrão que vem de fábrica ou se o fabricante coloca um falso, ou omite o verdadeiro. Você encontrará o correto apenas se acessar a interface de configuração do modem.

O passos a seguir foram feitos no Cable Modem Motorola SBV5120, creio que funcione para outros modelos também, não testei em outros, mas a teoria é a mesma, basta saber o MAC correto.

  • 1.  Ligue o pc diretamente ao Modem, sem usar o roteador até então. Digite o seguinte IP na barra de endereços do seu navegador 192.168.100.1 e pressione enter. Digite o nome de usuário e senha: Username admin, Password motorola. Como mostra na imagem:

Modem Net Virtua nome de usuário e senha

  • 2. Na interface de configuração do Modem, clique em Addresses. Nesta página você verá vários endereços MAC, o correto e o que vamos precisar é o Ethernet MAC Address. Copie o endereço para proseguir.
Endereço MAC Modem Net VirtuaEndereço MAC Modem Net Virtua
  • 3. Com o MAC Address do modem em mãos, basta agora entrar nas configurações do seu roteador wireless, na parte de Clone Mac, e inserir o MAC do Modem. Usei como exemplo o roteador wireless DI-524, da D-Link, mas a configuração é semelhante para outros aparelhos, você precisa apenas saber onde fica a opção de clonar MAC no seu aparelho. No Di-524 clique em “WAN” no menu lateral esquerdo. Os dados padrões de fábrica para acessar Di-524 é: Username admin e password admin (ou em deixar a senha em branco em alguns casos).

D-Link DI 524 Net Virtua

  • 4.  Nas configurações de conexão WAN você poderá efetuar diversas alterações, como o tipo da sua conexão a Internet, nome da rede, DNS. Para Net Virtua deixe como Dynamic IP Address, coloque um nome para a rede (opcional) e em “Mac Address” coloque o MAC que você copiou no passo 2 e clique em “Clone MAC Address” e depois em Apply para aplicar as alterações.

Roteador Wireless Clonar Mac Net Virtua

  • 5. Agora conecte um cabo vindo do Modem Net e ligue na porta WAN do roteador, desligue o Modem e ligue novamente. A conexão deverá funcionar normalmente. Coso isso não ocorra, revise as configurações e veja se não fez algo errado.

Se precisar de ajuda adicional, use os comentários.


Fatal error: Allowed memory size of 94371840 bytes exhausted (tried to allocate 89 bytes) in /home/abnixcom/public_html/blog/wp-includes/post.php on line 628